Room on the Broom/Carona na Vassoura Julia Donaldson/tradução Gilda de Aquino

Carona na Vassoura

Uma bruxa sorridente com um chapéu pontudo tinha um gato peludo. E na trança dela tinha uma fita amarela. Ela voava contente, levando sua panela e seu gato na frente.
Aí começou a ventar. O gato não gostou. E, sem ninguém esperar, o chapéu da bruxa voou.

-Desça! – a bruxa gritou, e pousaram no chão. Mas o chapéu que voou procuraram em vão. Do mato saiu, de repente, um cachorro malhado que trazia entre os dentes o chapéu da bruxa agarrado.
O chapéu no chão ele largou (e a bruxa colocou o chapéu na cabeça enfim). –Sou bem-educado – o cão falou. –Será que tem um lugar na vassoura para mim?
-Sim! – a bruxa exclamou. E na vassoura o cão montou. Com a varinha ela deu partida, e lá foram, felizes da vida.

Um vento forte soprou e a vassoura balançou. O cão e o gato, coitados, estavam tão assustados! A bruxa, sorridente, o chapéu segurou mas nem raparou que o laço da trança voou!

– Desça! – a bruxa gritou, e pousaram no chão. Mas a fita que voou procuraram em vão.
Eis que, de repente, com um som estridente, veio um pássaro apressado. No bico, o laço pendurado. Largou-o gentilmente, como se fosse um presente.
A bruxa amarrou o laço na trança outra vez. O pássaro falou: – Posso ir com vocês? Não vou incomodar. Posso até ajudar.
-Sim! – a bruxa exclamou, e o pássaro gostou. Com a varinha, ela deu partida, e lá foram, felizes da vida.

Sobre rios e vales a vassoura voava. Chovia muito e ventava. Só o pássaro, feliz, cantava. A bruxa pensava, sozinha: “E agora, o que faço?” Então segurou o laço e deixou cair a varinha!
-Desça! – a bruxa gritou, e pousaram no chão outra vez. Mas a varinha que caiu nenhum deles a viu.

E aí, de repente, um sapo saltou do meio de um brejo segurando a varinha. A bruxa, feliz, a pegou e a secou. E o sapo, coaxando, indagou: – Será que aí tem mais um lugarzinho para um sapo limpinho?
– Sim! – a bruxa falou. Então, na vassoura o sapo pulou.
A bruxa deu partida e voaram, felizes da vida. Sobre morros e vales a vassoura voava. O sapo, feliz, pulava, até que…

…O cabo da vassoura partiu-se em dois!! Caiu o cachorro, caiu o gato e o sapo depois. Cairam num lamaçal no meio do mato. A bruxa, na metade montada, numa nuvem sumiu; e lá dentro, apavorada, um rugido ela ouviu…

Era um dragão horroroso soltando fogo pelo nariz. Ele vira para bruxa e diz: – Ah, que petisco gostoso! Vou comer bruxa no jantar! – Não! – a bruxa gritou, e saiu voando. Mas o dragão foi atrás dela. – Socorro! – gritava ela, aflita, procurando alguém para ajudar. O dragão vem chegando, já sonhando: “Que delícia de jantar! Bruxa assada vou preparar.”

Mas, quando ele ia começar a preparar seu jantar, de dentro do breu um monstro apareceu. Era alto, escuro e nojento, peludo e fedorento. Tinha quatro cabeças diferentes, tinha asas, chifres e dentes. E a voz terrível, quando começou a falar, era um rosnar horrível, um som de arrepiar. Grunhindo e pingando, foi logo ameaçando: – Sai fora! A bruxa é minha agora!

O dragão recuou e começou a tremer. – Desculpe! – gaguejou. – Eu me enganei. Muito prazer em conhecer. E sem mais dizer, Bateu asas e voou. O pássaro veio primeiro, o sapo logo em seguida; o gato e o cão depois.
-Obrigada, muito obrigada! – disse a bruxa, agradecida. – Sem a ajuda de vocês eu teria sido engolida.

Ela encheu o caldeirão, e sorridente, falou: – Cada um traz uma coisa, vamos fazer um sopão! O sapo uma flor achou, o gato uma pinha encontrou, o pássaro um galho pegou e o cão um osso ofertou.
– Ponham tudo na panela, andem logo com isso – disse ela. E, sem parar de mexer, murmurou um feitiço: – Bim, saladim, bum e ZUUM! E aí apareceu…

Uma magnífica vassoura nova! Com assentos para os três, um ninho para o passarinho, e , para o sapo, um chuveiro. Tinha até lanchinho!
– Oba! Vamos embora, subam logo, está na hora! Com a varhinha ela deu partida, e lá foram, felizes da vida.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s